Detecção da origem de nutrientes – nitratos e fosfatos

O nutriente é uma substância necessária para que um organismo vivo viva, cresça e reproduza. Porém, quando em excesso, ele pode se tornar perigoso para a saúde humana e do ecossistema. É o caso do nitrogênio em forma de nitrato (NO3 ) e do fósforo em forma de fosfato (PO43-).

Por que nutrientes em excesso são um problema?

Altas concentrações de nutrientes no lençol freático podem tornar tóxica a água potável. Níveis altos de nutrientes em águas de superfície causam um superestímulo de crescimento algal, como eflorescências. Essas eflorescências bloqueiam a luz do sol e criam zonas anóxicas (concentrações muito baixas de oxigênio dissolvido), que criam um ambiente inabitável para a vida marinha, o que é conhecido como eutrofização. A eutrofização pode ter grandes impactos negativos nas indústrias marinha e de pesca.

Qual é a diferença entre a fonte difusa e a fonte pontual?

A fonte difusa se refere, de forma generalizada, a fontes de contaminação de muitas fontes difusas, como desenvolvimentos suburbanos, cidades e fertilizantes. Fontes difusas são normalmente causadas por eventos de escoamento, como derretimento de neve e chuva.

A fonte pontual se refere a uma fonte distinta e detectável de poluição que não provém de escoamento.

Identificar as fontes de poluição é o primeiro passo para a remediação.     

Referências:
US EPA Fact Sheet – Preventing Eutrophication: Scientific Support for Dual Nutrient Criteria
US EPA – Basic Information about Nonpoint Source (NPS) Pollution


O Beta Analytic realiza medições dos isótopos de oxigênio e nitrogênio rápidas e acreditadas pelo ISO 17025 com espectrometria de massa (IRMS).

Saiba mais sobre nosso Serviço de Nitratos


Beta Analytic Ad Nitrate in Water