Sistema de certificação DIN-Geprüft Biobased de DIN CERTCO

  • O sistema alemão DIN-Geprüft Biobased tem três níveis de qualidade para identificar o conteúdo de origem biológica de produtos.
  • Produtos gerados total ou parcialmente a partir de materiais brutos de base biológica podem ser certificados através do programa se forem, no mínimo, 50% orgânicos e tiverem teor de pelo menos 20% carbono de base biológica.
  • O certificado DIN-Geprüft Biobased é válido por seis anos e não implica a compostabilidade ou biodegradabilidade de um produto.

NOTA: Beta Analytic não é afiliado com DIN CERTCO ou com o programa DIN-Geprüft Biobased. No entanto, você está convidado a contatar o Beta Analytic sobre como enviar amostras para o teste como parte da certificação DIN CERTCO


Esquema DIN-Geprüft Biobased

DIN CERTCO, uma organização de certificação na Alemanha, lançou o seu programa para os produtos de origem biológica em 2010. Um produto inteiro ou componentes específicos podem ser certificados sob este programa. DIN-Geprüft Biobased tem três níveis de qualidade que indica o conteúdo de origem biológica de um produto: 20-50%, 50-85%, e > 85%. Estas etiquetas de conteúdo de origem biológica são encontradas na marca de certificação juntamente com o logotipo DIN-Geprüft Biobased e número de inscrição do requerente de certificação.

 

DinCertco_biobased logo
Image Credit: European Bioplastics

 

Fatos rápidos:

Elegibilidade do produto – Aplicável a produtos que são total ou parcialmente produzidos a partir de matérias-primas de origem biológica
– Não se aplica a produtos médicos, combustíveis fósseis, com componentes e produtos que são venenosos, ácidos, cancerígenos, mutagénicos ou prejudiciais ao meio ambiente
Requerimentos básicos (dobro dos requerimentos mínimos) – Produto precisa ter pelo menos 20% carbono de base biológica, segundo as normas ASTM D6866, CEN/TS 16137 ou ISO 16620
– Deve ser pelo menos 50% orgânico, segundo as normas DIN 18128 ou EN 13039
Validade do certificado – 6 anos (as análises de verificação são realizadas no segundo e no quarto ano da validade para garantir cumprimento)

Fonte: DIN-Geprüft Biobased – Certification Scheme Biobased Products (edição de novembro de 2019)

Nota: Para os candidatos cujos produtos não cumpram o conteúdo de origem biológica mínimo necessário, uma certificação de conteúdo de origem biológica pode ser emitida, mas eles não estão autorizados a utilizar a marca de certificação DIN- Geprüft Biobased.

Beta Analytic, fornecedor de serviços para ASTM D6866

O Beta Analytic é sediado em Miami, nos Estados Unidos, e apoia a indústria de produtos de base biológica com análises rápidas, precisas e de alta qualidade com as normas ASTM D6866, CEN/TS 16137 e ISO 16620. O laboratório é certificado pela ISO/IEC 17025: 2017 e opera em conformidade com os requisitos de sistema de gestão da ISO 9001: 2008. O laboratório possui escritórios e representantes em São Paulo, no Brasil; Xiamen, China; Seul, Coreia do Sul; Dublin, Irlanda; Nagoia, Japão, e Londres, Reino Unido.

Beta Analytic tem fornecido testes ASTM D6866 para os fabricantes e distribuidores de produtos de origem biológica, desde 2004.

A empresa não é afiliada com DIN CERTCO ou com o programa DIN- Geprüft Biobased.

Última atualização: abril de 2020