EN ISO 21644 – Medição do teor de biomassa de combustíveis sólidos recuperados (CSR)

  • Norma internacional que especifica os métodos de determinação do teor de biomassa de combustíveis sólidos recuperados
  • Suplanta a norma EN 15440
  • O Beta Analytic apresenta resultados de alta qualidade segundo a norma BS EN ISO 21644 em 7 dias úteis ou menos.
  • Solicite um orçamento

Determinação de teor de biomassa de CSR

Conforme a EN ISO 21644:2021, o teor de biomassa de CSR é determinado por meio dos seguintes métodos: análise por carbono-14, dissolução seletiva, ou separação manual. Os resultados de fração de biomassa são expressos por teor de carbono, massa, ou valor energético (poder calorífico superior ou inferior).

O teor de biomassa do CSR é importante quando se avalia o impacto da produção de energia nos gases do efeito estufa.

A norma EN ISO 21644 foi preparada pelo Comitê Técnico 300 da Organização Internacional de Normalização (ISO) em colaboração com o Comitê Técnico 343 do Comitê Europeu de Normalização (CEN). A norma foi aprovada pelo CEN em novembro de 2020, e publicada em janeiro de 2021.

Para mais informações, inclusive sobre recomendações de preparo de amostras, adquira a norma: 

BS EN ISO 21644:2021: Solid recovered fuels – Methods for the determination of biomass content

Observação: O Beta Analytic apenas oferece análises segundo a BS EN ISO 21644 pelo método de carbono-14.

O que são combustíveis sólidos recuperados?

Combustíveis sólidos recuperados (CSR) são um grupo heterogêneo de combustíveis derivados de resíduos não perigosos, como resíduos sólidos urbanos, resíduos de construções e demolições, lodo de esgoto, etc. Segundo a EN ISO 21640:2021, o CSR é produzido para ser empregado na geração de energia com a máxima eficiência possível. 

Os principais usuários finais de CSR na maior parte dos países europeus são instalações de uso intensivo de energia, como fornos de cimento ou cal, ou usinas movidas a carvão. Outra área onde se prevê o desenvolvimento do uso de CSR é a reciclagem termoquímica de resíduos (IEA Bioenergy, 2020).

A análise por carbono-14 do Beta Analytic para CSR

O Beta Analytic é acreditado pela ISO 17025 e oferece análises por carbono-14 de alta qualidade segundo a norma EN ISO 21644 por meio de dois serviços:  

  • Standard (resultados em até 7 dias úteis) 
  • Priority (resultados em até 4 dias úteis)

São necessários apenas 5 a 25 gramas por amostra de CSR. O laboratório subamostrará o material enviado para uma quantidade adequada ao método analítico.

O laboratório é sediado em Miami e possui escritórios de encaminhamento de amostras ao redor do mundo para o recebimento de amostras não-perigosas. Por favor entre em contato antes de enviar amostras para receber as instruções de envio aplicáveis à sua região. Amostras perigosas devem ser enviadas diretamente para a sede do laboratório em Miami, de acordo com as diretrizes da modalidade de envio De Minimis. 

Assuntos de interesse:

A análise por carbono-14 comparada ao método de dissolução seletiva

Combustíveis derivados de resíduos: de resíduos à energia

Combustíveis derivados de pneus

Última atualização: julho de 2021