A Norma Europeia EN 16785-1 Verifica o Conteúdo de Base Biológica de Produtos

A Norma Europeia EN 16785-1:2015 detalha as exigências para a determinação do conteúdo de base biológica de um dado produto através da análise por radiocarbono (carbono-14) e da análise elemental. A norma faz referência ao padrão EN 16640 para o componente de carbono-14.

Para efeito da norma EN 16785, o termo “de base biológica” significa “derivado de biomassa”. Um produto de base biológica é aquele que é parcialmente ou totalmente composto de materiais derivados de biomassa. A norma se aplica a qualquer produto sólido, líquido ou gasoso que contenha carbono, assim englobando uma ampla gama de produtos.

Segundo essa norma, o conteúdo de base biológica de um produto é determinado de acordo com o padrão EN 16640: Produtos de base biológica – Conteúdo em carbono de origem biológica – Determinação do carbono de origem biológica pelo método de radiocarbono.

A norma EN 16785-1 também especifica os métodos padronizados de amostragem a empregar para vários produtos.

Esquema de Certificação de Conteúdo de Base Biológica

Liderado pelo Instituto Holandês de Normatização (NEN – Nederlands Normalisatie-Instituut), o projeto iniciou em outubro de 2015 com uma reunião em Bruxelas, na Bélgica. A norma EN 16785-1 foi desenvolvida pelo Comitê Técnico do CEN/TC 411, do CEN, e foi publicada em dezembro de 2015. Em seguida, validou-se o esquema de certificação com base nessa norma, que foi lançado oficialmente no final de 2016.

Com a obtenção do certificado de conteúdo de base biológica, as empresas podem comprovar o conteúdo de base biológica de seus produtos na etiqueta. Os produtos certificados constarão em um registro disponível para o público em uma base de dados online, assim fornecendo informações transparentes e acessíveis a respeito dos produtos de base biológica disponíveis para empresas e consumidores.


VOCÊ ESTÁ USANDO COMBUSTÍVEIS NEUTROS DE CARBONO? PROVE!


O Beta Analytic Realiza Análises de Conteúdo de Base Biológica

O laboratório Beta Analytic, acreditado pela norma ISO/IEC 17025:2017, oferece análises de radiocarbono em cumprimento com o padrão EN 16785-1, respaldado em mais de trinta e cinco anos de experiência técnica e uma década de competência regulatória para auxiliar produtores, fornecedores e consumidores na verificação do conteúdo de base biológica de produtos. No momento, o laboratório não oferece análise elemental.

O laboratório proporciona alta qualidade nas medições de conteúdo de carbono de base biológica através da espectrometria de massa com aceleradores (AMS) dentro de 5-7 dias úteis, com relatórios online, consultas técnicas e relatórios de garantia de qualidade inclusos. Dispomos também de um serviço prioritário para análises com resultados em 4 ou menos dias úteis. O atendimento ao cliente está disponível em inglês, chinês, francês, alemão, italiano, coreano, português, e espanhol.

Com sede em Miami, na Flórida, EUA, o laboratório aceita amostras de toda a Europa através de seu escritório de encaminhamento em Londres, Reino Unido.

O Beta Analytic não é afiliado ao CEN, NEN, e nem à Comissão Europeia.

Tópicos relacionados ao conteúdo de base biológica:

CEN 16137
CEN 16295
Outras normas CEN relacionadas ao conteúdo de base biológica

Última atualização: maio de 2018