COVID-19 Notice: WE ARE OPEN AND OPERATING NORMALLY
Beta Analytic, as a laboratory, is considered an essential business under Florida's statewide Stay-at-Home Order. Taking the necessary measures to maintain employees' safety, we continue to operate and accept samples for analysis. IRELAND - Our forwarding office in Dublin is CLOSED at this time due to the current government restrictions. Please contact us BEFORE sending your samples so we can recommend you the best way to proceed.

A Norma Europeia EN 16785-1 Verifica o Conteúdo de Base Biológica de Produtos

A Norma Europeia EN 16785-1:2015 detalha as exigências para a determinação do conteúdo de base biológica de um dado produto através da análise por radiocarbono (carbono-14) e da análise elemental. A norma faz referência ao padrão EN 16640 para o componente de carbono-14.

Para efeito da norma EN 16785, o termo “de base biológica” significa “derivado de biomassa”. Um produto de base biológica é aquele que é parcialmente ou totalmente composto de materiais derivados de biomassa. A norma se aplica a qualquer produto sólido, líquido ou gasoso que contenha carbono, assim englobando uma ampla gama de produtos.

Segundo essa norma, o conteúdo de base biológica de um produto é determinado de acordo com o padrão EN 16640: Produtos de base biológica – Conteúdo em carbono de origem biológica – Determinação do carbono de origem biológica pelo método de radiocarbono.

A norma EN 16785-1 também especifica os métodos padronizados de amostragem a empregar para vários produtos.

Esquema de Certificação de Conteúdo de Base Biológica

Liderado pelo Instituto Holandês de Normatização (NEN – Nederlands Normalisatie-Instituut), o projeto iniciou em outubro de 2015 com uma reunião em Bruxelas, na Bélgica. A norma EN 16785-1 foi desenvolvida pelo Comitê Técnico do CEN/TC 411, do CEN, e foi publicada em dezembro de 2015. Em seguida, validou-se o esquema de certificação com base nessa norma, que foi lançado oficialmente no final de 2016.

Com a obtenção do certificado de conteúdo de base biológica, as empresas podem comprovar o conteúdo de base biológica de seus produtos na etiqueta. Os produtos certificados constarão em um registro disponível para o público em uma base de dados online, assim fornecendo informações transparentes e acessíveis a respeito dos produtos de base biológica disponíveis para empresas e consumidores.


VOCÊ ESTÁ USANDO COMBUSTÍVEIS NEUTROS DE CARBONO? PROVE!


O Beta Analytic Realiza Análises de Conteúdo de Base Biológica

O laboratório Beta Analytic, acreditado pela norma ISO/IEC 17025:2017, oferece análises de radiocarbono em cumprimento com o padrão EN 16785-1, respaldado em mais de trinta e cinco anos de experiência técnica e uma década de competência regulatória para auxiliar produtores, fornecedores e consumidores na verificação do conteúdo de base biológica de produtos. No momento, o laboratório não oferece análise elemental.

O laboratório proporciona alta qualidade nas medições de conteúdo de carbono de base biológica através da espectrometria de massa com aceleradores (AMS) dentro de 5-7 dias úteis, com relatórios online, consultas técnicas e relatórios de garantia de qualidade inclusos. Dispomos também de um serviço prioritário para análises com resultados em 4 ou menos dias úteis. O atendimento ao cliente está disponível em inglês, chinês, francês, alemão, italiano, coreano, português, e espanhol.

Com sede em Miami, na Flórida, EUA, o laboratório aceita amostras de toda a Europa através de seu escritório de encaminhamento em Londres, Reino Unido.

O Beta Analytic não é afiliado ao CEN, NEN, e nem à Comissão Europeia.

Tópicos relacionados ao conteúdo de base biológica:

CEN 16137
CEN 16295
Outras normas CEN relacionadas ao conteúdo de base biológica

Última atualização: maio de 2018