COVID-19 Notice: WE ARE OPEN AND OPERATING NORMALLY
Beta Analytic, as a laboratory, is considered an essential business under Florida's statewide Stay-at-Home Order. Taking the necessary measures to maintain employees' safety, we continue to operate and accept samples for analysis. Please contact us BEFORE sending your samples so we can recommend you the best way to proceed.

Programa de rotulagem OK biobased

  • O selo OK biobased, oferecido pelo TÜV AUSTRIA e fundado pela Vinçotte, utiliza um sistema de estrelas para indicar o teor de base biológica de um produto certificado – quanto mais estrelas, maior o teor de carbono de base biológica.
  • Esse programa de rotulagem se aplica a materiais brutos e de base, intermediários e acabados que contenham pelo menos 30% de carbono total e teor de 20% de carbono de base biológica.
  • A certificação OK biobased é válida por cinco anos e não implica a compostabilidade ou biodegradabilidade do produto.

OBSERVAÇÃO: O Beta Analytic não é afiliado ao TÜV AUSTRIA ou ao Programa OK biobased. As partes interessadas são convidadas a contatar o Beta Analytic para obter informações sobre o envio de amostras para a análise como parte da certificação OK biobased.


A certificação OK biobased

A Vinçotte, um órgão de inspeção e certificação da Bélgica, lançou o programa OK biobased em setembro de 2009 para oferecer às empresas uma avaliação independente da renovabilidade de seus produtos. Agora integrado ao Grupo TÜV AUSTRIA, o esquema de certificação OK biobased continua a utilizar o sistema de estrelas para indicar o teor de carbono de base biológica de um produto. Um produto de base biológica com uma estrela contém 20% a 40% carbono de base biológica, enquanto um produto certificado com quatro estrelas contém mais de 80% carbono de base biológica.

OK Biobased Logos
Crédito da imagem: European Bioplastics

OK biobased Certification Process

A certificação para o programa OK biobased pode levar mais de quatro semanas:

1º passo – Coleta de toda a informação necessária do produto, segundo as exigências do programa OK biobased.

2º passo – Análise do teor de carbono de base biológica do produto e do teor de carbono total, seguida pela avaliação dos resultados da análise e certificação.

A duração do 1º passo depende do tempo em que o candidato ao selo consegue fornecer as informações exigidas pelo TÜV AUSTRIA. O 2º passo demora entre duas e seis semanas.

Para iniciar a candidatura, é necessário preencher um formulário na página do TÜV AUSTRIA. Recomenda-se informar-se sobre os custos da certificação do TÜV AUSTRIA antes de enviar amostras para análise.

Informações rápidas:

Qualificação do produto
  • Aplicável a materiais brutos e de base, intermediários, aditivos, e produtos acabados que sejam parcial ou totalmente feitos de materiais e/ou polímeros de progem natural
  • Não aplicável a combustíveis sólidos, gasosos ou líquidos
Requerimentos básicos
  • Cada produto deverá cumprir com estes dois requerimentos:
  • Conter um mínimo de 20% de carbono de base biológica, medido segundo as normas ASTM D6866 ou CEN/TS 16137 (em janeiro de 2020, a OK biobased substituiu a norma ASTM D6866 pela norma europeia EN 16640)
  • Conter um mínimo de 30% carbono total (peso seco), medido segundo o documento TS-OK20 do TÜV AUSTRIA
Número necessário de medições
  • 3 medições por parâmetro (teor de carbono de base biológica e carbono total)
Validade da certificação
  • 5 anos

Fonte: OK biobased Certification Scheme TS OK20 (PDF)

Observações:

– A porcentagem do teor de carbono de base biológica e da fração de carbono total é declarada no certificado, mas não no logotipo.
– A certificação OK biobased não poderá ser usada para declarar compostabilidade ou biodegradabilidade.
– Produtos acabados feitos com materiais ou intermediários certificados não são automaticamente certificados pelo programa OK biobased.

Análises de teor de carbono de base biológica com o Beta Analytic

O Beta Analytic é acreditado pelo ISO/IEC 17025:2005 e apoia a indústria de carbono de base biológica ao oferecer análises precisas conforme as normas ASTM D6866 e EN 16640. A empresa é sediada em Miami e tem escritórios de encaminhamento de amostras em Xiamen, China; Dublin, Irlanda; Londres, Reino Unido; e Nagoya, Japão.

Para o Beta Analytic, uma medição é suficiente para propósitos de pesquisa e desenvolvimento. Para maior credibilidade ou para o cálculo de médias, recomenda-se pelo menos duas medições. Se os resultados da análise de teor de carbono de base biológica forem utilizados para qualquer fim com ramificações legais, a empresa recomenda três a quatro análises.

Última atualização: fevereiro de 2020