Certificação de produtos de base biológica

Em todo o mundo, há diversos programas independentes de certificação para rotulagem ecológica e iniciativas para produtos de base biológica que exigem ou recomendam a análise de produtos segundo as normas ASTM D6866, ISO 16620-2 ou EN 16640.

OBSERVAÇÃO: O Beta Analytic não é afiliado a nenhum dos programas listados abaixo.

Australia Good Environmental Choice Australia (GECA) +

A GECA é uma organização sem fins lucrativos para o desenvolvimento de normas, e que dispõe de um programa de rotulagem multissetorial. Até este momento, é o único membro australiano da Global Ecolabelling Network (GEN). As normas da GECA buscam estabelecer o referencial para produtos ambientalmente preferíveis.

Produtos para os quais se aplicam análises segundo as normas ASTM D6866 ou ISO 16620-2 — materiais de papelaria e de escritório, em particular estojos de mídia, filtros para monitores (com moldura), filmes de transparência, pastas transparentes (arquivo), e envelopes de papel com janela de plástico de base vegetal. Um dos critérios da norma é que o teor de polímero biobaseado de um produto deve ser igual ou maior que 25%.

O padrão de desempenho ambiental da GECA para materiais de papelaria e escritório é semelhante ao da categoria de produtos nº 112 da Eco Mark, do Japão.

Fontes: https://geca.eco/standards/stationery-office-supplies/
GECA Stationery & Office Supplies (SOSv1.0-2019) (PDF)

Bélgica Vinçotte OK Biobased (agora pertencente ao TÜV AUSTRIA) +

O Vinçotte, órgão de inspeção e certificação da Bélgica, lançou seu programa OK Biobased em setembro de 2009 para oferecer avaliações independentes do grau de renovabilidade de produtos. Hoje integrado ao grupo TÜV AUSTRIA, o esquema de certificação OK Biobased continua a utilizar um sistema de estrelas para indicar o teor de carbono de base biológica em um produto. Um produto de base biológica com uma estrela contém entre 20% e 40% carbono de base biológica, enquanto um produto com quatro estrelas contém um teor de carbono de base biológica maior que 80%.

Produtos para análise segundo a norma EN 16640 — Quaisquer produtos que sejam parcialmente feitos de biopl’sticos e/ou materiais de origem natural, exceto combustíveis.

Dados gerais sobre a logomarca “OK Biobased”: Resumo do Programa OK Biobased

Fonte: https://www.tuv-at.be/green-marks/certifications/ok-biobased/

Brasil Selo Braskem I’m Green™ +

Braskem, uma empresa de petroquímicos do Brasil, criou o selo I’m Green para identificar produtos que contêm o plástico verde da Braskem em sua composição. O selo é exclusivo para os clientes da Braskem.

Para saber mais sobre o selo Braskem I’m Green: https://www.braskem.com.br/imgreen/home-en

União Europeia Programa de certificação de conteúdo de carbono de base biológica +

Para promover comunicações transparentes e verossímeis a respeito do teor de carbono de base biológica de um produto, o Instituto de Padronização dos Países Baixos (NEN) lançou o Programa de certificação de conteúdo de carbono de base biológica em 2016. O programa tem como base o Padrão Europeu EN 16785-1:2015, que descreve os requerimentos para a determinação do conteúdo de carbono de base biológica de qualquer produto com medições de Carbono-14 e análises elementares. Segundo esse padrão, o teor de Carbono-14 de um produto é determinado de acordo com o EN 16640.

Produtos para análise segundo o EN 16640 — Materiais brutos, químicos e intermediários de base biológica, e produtos semi-acabados ou acabados de base biológica.

Fonte: https://biobasedcontent.eu

  EU Ecolabel +

O EU Ecolabel é um esquema voluntário criado pela Comissão Europeia para promover uma economia circular e incentivar produtores a gerar menos resíduos e emissões de dióxido de carbono durante o processo de fabricação. Muitas empresas usam os critérios do EU Ecolabel para orientar melhores práticas ecologicamente corretas. O esquema EU Ecolabel é válido por toda a União Europeia, Noruega, Islândia e Liechtenstein.

Produtos para a análise de carbono de base biológica — lubrificantes de base biológica

Segundo os critérios do EU Ecolabel para lubrificantes, se os termos “de base biológica” ou “biolubrificante” forem empregados, o produto final deverá ter um teor mínimo de carbono de base biológica de 25%. O cumprimento é comprovado com a submissão do relatório da análise de acordo com os padrões analíticos EN 16807, ASTM D6866, DIN CEN/TS 16137 (SPEC 91236), EN 16640 ou EN 16785-1. Os critérios para lubrificantes é vigente até 31 de dezembro de 2024.

Antecedentes: Commission Decision (EU) 2018/1702 establishing the EU Ecolabel criteria for lubricants

Fonte: https://ec.europa.eu/environment/ecolabel/

Alemanha DIN CERTCO DIN-Geprüft Biobased +

A DIN CERTCO é uma organização de certificações do Grupo TÜV Rheinland e DIN, o Instituto Alemão de Normalização. Seu esquema de certificação DIN-Geprüft Biobased apresenta três divisões de qualidade baseadas no teor de base biológica: (a) 20-50% base biológica; (b) 50-85% base biológica; e (c) >85% base biológica.

Produtos para a análise ASTM D6866 — Todos os produtos que são pelo menos 50% orgânicos e pelo menos 20% de base biológica podem receber a certificação, exceto produtos médicos e perigosos, e combustíveis com componentes fósseis. O esquema de certificação se aplica a produtos que são integral ou parcialmente produzidos a partir de matérias-primas de base biológica.

Para saber mais sobre o DIN-Geprüft Biobased: DIN-Geprüft Biobased – for more Sustainability

Fonte: www.dincertco.de

Japão Japan BioPlastics Association BiomassPla +

Lançados em julho de 2006, a certificação “BiomassPla” e o sistema de rotulagem da Associação Japonesa de Bioplásticos certificam produtos plásticos de biomassa. Como parte deste programa, os produtos registrados levam uma logomarca de fácil identificação por parte dos consumidores. O programa “BiomassPla” somente se aplica aos membros da AJBP (ou “JBPA”, em inglês).

Produtos para a análise segundo o ASTM D6866 — Materiais listados na Lista BMP Positive da BiomassPla [Classe A – plásticos baseados em biomassa; Classe C – produtos semi-acabados; Classe E – materiais brutos termofixos derivados de biomassa; Classe F – produtos semi-acabados da Classe E]

Informações gerais sobre o “BiomassPla”: Certificação “BiomassPla” da Associação Japonesa de Bioplásticos para Plásticos de Biomass

Fonte: http://www.jbpaweb.net/english/

  Programa Eco Mark da Japan Environment Association +

O Eco Mark é um programa com selo ambiental que considera o ciclo de vida completo de um produto. Seu objetivo é promover a conscientização ambiental do consumidor e incentivar esforços corporativos para a melhoria do meio ambiente.

Produtos adequados para a análise das normas ASTM D6866/ISO 16620 — Produtos que devem conter componentes de base vegetal, por exemplo, vestuário, têxteis domésticos, têxteis industriais, materiais de escritório, utilidades domésticas, mobília, recipientes de refil e calçados.

Informações: Eco Mark Program

Fonte: https://www.ecomark.jp/english/

Coréia Selo Biobased da Associação de Embalagens de Biomateriais da Coréia (Selo BP) +

Em 2011, a Associação de Embalagens de Biomateriais da Coréia (KBMP) lançou um programa de certificação aplicável a resina de base biológica e derivados que contenham pelo menos 25% de teor de biomassa. O Selo BP é válido por dois anos.

Produtos para análise segundo o ASTM D6866 — Resina de base biológica (pellets), produtos acabados e embalagens feitas com resina de base biológica.

Fonte: http://www.koreabiopack.org/

Taiwan Selo “Green Mark” taiwanês para produtos plásticos +

O selo “Green Mark” do Departamento de Proteção Ambiental de Taiwan é o padrão de rotulagem ambiental para “produtos plásticos de base biológica”, isto é, produtos plásticos que são derivados de biomassa. Os produtos biodegradáveis estão isentos do programa.

O programa de rotulagem se aplica a produtos plásticos com um conteúdo de carbono de base biológica de pelo menos 25%, medido segundo a ASTM D6866, norma utilizada para determinar a porcentagem do carbono em produtos plásticos que é derivado de biomassa, em relação ao carbono de origem fóssil.

Para mais detalhes de como obter esse selo, acesse o site do “Green Mark“.

América do Nortes U.S. Department of Agriculture BioPreferred® Program +

O Programa BioPreferred foi criado pela Lei de Segurança Agrícola e Investimento Rural de 2002, e ampliado pela Lei de Melhoria Agrícola de 2018 dos Estados Unidos. As metas do programa são aumentar as aquisições e o consumo de produtos biobaseados, estimular o desenvolvimento econômico, propiciar novos mercados para as mercadorias agrícolas e reduzir a dependência dos produtos de petróleo. O programa fornece às agências federais ferramentas, treinamento e o catálogo BioPreferred para auxiliar com o cumprimento dos requerimentos de aquisição. O programa também ajuda consumidores com a fácil identificação de produtos biobaseados comercialmente disponíveis.

Com o programa USDA BioPreferred, candidatos bem-sucedidos podem afixar o USDA Certified Biobased Label em seus produto, embalagem ou materiais de marketing.

Produtos para análise segundo a ASTM D6866 — Em junho de 2022, já existiam 139 categorias de produtos designadas pelo programa USDA BioPreferred. Cada uma exige um teor biobaseado mínimo como parte do processo da designação de categorias para a preferência de aquisições federais. Os produtos que não se enquadrem em nenhuma das categorias ainda podem participar se forem pelo menos 25% biobaseados.

Fonte: https://www.biopreferred.gov/BioPreferred/

  UL Environment +

Validação do conteúdo de produtos de base biológica conforme a norma UL 9798

A validação do conteúdo de base biológica UL 9798 é uma das partes mais importantes das soluções ambientais e sustentáveis da UL. Ela é aplicada a materiais individuais sólidos e líquidos, e para produtos semi-acabados ou acabados. Os produtos certificados podem exibir insígnias da UL para fins de marketing, e são listados na base de dados da UL de produtos verdes. O programa de validação de conteúdo de base biológica recomenda o emprego da análise ASTM D6866.

Produtos que podem ser analisados conforme a norma ASTM D6866 — materiais de construção, produtos químicos, artigos de limpeza/papel, eletrônicos, móveis/mobiliário, plásticos e brinquedos.

Resumo: UL Bio-based Product Content / Environmental Claim Validation (ECV) Program

EcoLogo CCD-170 (atualmente UL 2783)

O programa EcoLogo, fundado pelo governo canadense em 1988, foi um dos mais importantes sistemas de rotulagem ecológica da América do Norte. Ele certifica uma ampla gama de produtos comerciais. O EcoLogo foi adquirido pela UL Environment em 2010.

Produtos que podem ser analisados conforme a norma ASTM D6866 — higienizador instantâneo de mãos

Segundo o padrão CCD-170 do EcoLogo, produtos antissépticos para as mãos devem conter pelo menos 73% de conteúdo de base biológica, sem contar a embalagem, ou demonstrar conformidade com o programa BioPreferred da USDA.

Informações complementares sobre a CCD-170: Hand Sanitizers Need Biobased Testing to Get an EcoLogo

  Selo Safer Choice da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos +

A Agência de Proteção Ambiental (EPA – Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos desenvolveu o selo Safer Choice para auxiliar consumidores e compradores comerciais a identificar produtos elaborados com substâncias químicas que contenham ingredientes mais seguros. O selo era anteriormente conhecido como Design for the Environment. Para a aquisição do selo, o produto deverá cumprir com os mais rigorosos critérios ambientais e de saúde humana do Padrão Safer Choice. A EPA conduz auditorias anuais para garantir que os produtos continuem a cumprir o Padrão. Até janeiro de 2015, cerca de 2.250 produtos estavam qualificados para portar o selo Safer Choice.

Produtos aplicáveis — uma ampla variedade de produtos, dentre os quais, entre outros, limpadores de vidro, limpadores multiuso, desinfetantes de banheiro, limpadores de carpete, detergentes de roupas, removedores de tinta, produtos de limpeza de automóveis e embarcações, desentupidores de pia, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza de chão e outros produtos industriais. O reconhecimento Safer Choice se aplica apenas ao produto finalizado.

A participação do programa Safer Choice é voluntária. Além dos ingredientes, o programa também avalia o desempenho do produto, pH e embalagem.

Fonte: https://www.epa.gov/saferchoice/learn-about-safer-choice-label

  Programa Green Electronics Council EPEAT +

O programa EPEAT visa auxiliar compradores a avaliar e escolher produtos eletrônicos com base em seus atributos ecológicos. Os produtos registrados são classificados com Ouro, Prata ou Bronze, dependendo da porcentagem de 28 critérios opcionais cumpridos, além dos critérios básicos.

Segundo os Protocolos EPEAT de Avaliação de Conformidade 4.2 – Seleção de Materiais Versão 1.3 (março de 2010), referentes à declaração do conteúdo de materiais de plástico renovável/de base biológica em computadores de mesa ou portáteis, thin clients, estações de trabalho e monitores de computador, a verificação do conteúdo de base biológica é determinada pela norma ASTM D6866.

Produtos para os testes ASTM D6866 — Materiais plásticos utilizados em computadores e monitores.

Fonte: https://greenelectronicscouncil.org/epeat/epeat-overview/

  Certificação GreenCircle para conteúdo de base biológica +

A GreenCircle Certified, LLC ajuda empresas a consolidar a integridade de suas marcas com a verificação independente, de terceiros, de suas declarações em prol do meio ambiente através dos padrões aplicáveis. Para a certificação de conteúdo de base biológica em um produto, a GreenCircle avalia o produto, matéria-prima e operações de fabricação para verificar as declarações de conteúdo renovável e/ou de base biológica.

Produtos adequados para análise segundo a norma ASTM D6866 — Todos os produtos de base biológica

Fonte: https://www.greencirclecertified.com/renewable-resource-content

  Mesa redonda sobre biomateriais sustentáveis (RSB) +

A RSB oferece normalização de certificações globais revisadas por pares para a produção sustentável de biomateriais, biocombustíveis e biomassa.

A norma RSB para produtos avançados e de base biológica (RSB-STD-02-001) descreve os requerimentos de sustentabilidade para operadores envolvidos com as redes de fornecimento de produtos avançados e de base biológica. Sob essa norma, produtos e intermediários de base biológica certificados deverão ter um teor de carbono de base biológica de pelo menos 25% segundo a medição dos métodos de normalização EN 16640, ASTM D6866, CEN/TS 16137:2011 ou ISO 16620-1:2015. A norma entrará em vigor em dezembro de 2018.

Fonte: Páginas 11-12 do RSB-STD-02-001

  Iniciativa de Colaboração de Biomateriais Sustentáveis (Sustainable Biomaterials Collaborative) +

A “Sustainable Biomaterials Collaborative” (uma iniciativa de colaboração em biomateriais sustentáveis) publicou uma lista de especificações para compras designada “BioSpecs”. Fabricantes de utensílios para o ramo da alimentação podem receber as classificações “bronze”, “prata” ou “ouro” se atenderem a certos critérios, incluindo o conteúdo de carbono orgânico.

Produtos submetidos a teste pelo método ASTM D6866 — Utensílios usados para servir alimentos devem ter um conteúdo de base biológica de pelo menos 95% para que recebam a classificação “bronze”.

Dados gerais sobre a “BioSpecs”: A lista “BioSpecs” da SBC Utiliza o Método ASTM D6866 para a Mensuração do Conteúdo de Carbono Orgânico

Fonte: https://sustainablebiomaterials.org

  Coalizão de Embalagens Sustentáveis (Sustainable Packaging Coalition) +

Os Indicadores de Embalagem Sustentável e o Quadro Métrico Versão 1.0 da “Sustainable Packaging Coalition” incluem o Uso de Materiais Renováveis como um indicador suplementar com o Uso de Material Total como indicador principal.

Produtos submetidos a teste pelo método ASTM D6866 — Bioplásticos

Dados gerais sobre os Indicadores de Embalagem Sustentável: A Matriz Métrica de Embalagem Sustentável Inclui o Uso do Método ASTM D6866 para os Bioplásticos

Fonte: https://sustainablepackaging.org/

  U.S. Green Building Council Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) +

A certificação de Liderança em Energia e Design Ecológico (LEED) é a avaliação independente mais amplamente utilizada para edifícios verdes. A LEED pode ser aplicada a todas as construções. Projetos que buscam a certificação LEED são contemplados em um dos quatro níveis de classificação LEED – Certificado, Prata, Ouro ou Platina.

A norma ASTM D6866 é empregada para verificar o conteúdo de base biológica utilizado nos materiais de construção que cumpram com o Padrão de Agricultura Sustentável da Rede de Agricultura Sustentável, assim contribuindo para o nível de classificação LEED. Não há um requerimento mínimo de conteúdo de base biológica.

Produtos para os testes ASTM D6866 — Materiais de construção

Descrição da LEED v4: https://www.usgbc.org/leed/v41

Última atualização: setembro de 2022