CEN/TS 16295: Declaração do conteúdo de carbono biogênico em plásticos (revogada em 2019)

  • A CEN/TS 16295 é aplicável a polímeros e produtos plásticos (acabados e semi-acabados)
  • Suplantada pela norma EN 17228
  • Beta Analytic, laboratório certificado com a ISO/IEC 17025:2017, não é afiliado com ou CEN ou o CEN/TC 249.

A CEN/TS 16925 foi desenvolvida pelo Comité Europeu de Normalização (CEN), mais especificamente pelo Comitê Técnico CEN/TC 249 “Plásticos”. Esta Especificação Técnica (CEN/TS), apresenta os requisitos de divulgação, incluindo declarações e rótulos, do teor de carbono de origem biogênica de polímeros, plásticos, produtos de plástico semi-acabados e acabados, incluindo compostos.

Sob esta especificação técnica, o teor de carbono biogénico de um polímero ou um material plástico deve ser identificado conforme à norma CEN/TS 16137: 2011, desde que o teor de carbono orgânico total seja de pelo menos 5%. A CEN/TS 16137 is the equivalent of ASTM D6866é equivalente à ASTM D6866. Ambas são baseadas na análise de radiocarbono.

A avaliação e verificação da declaração do teor de carbono biogénico deve estar em conformidade com os princípios estabelecidos nas normas EN ISO 14020 e EN ISO 14021. A CEN/TS 16295 não abrange a declaração do teor de biomassa expressado em percentagem da massa total do material. Na presente especificação técnica, o conteúdo de origem biogénico de um polímero é expressado como uma fracção do conteúdo do carbono orgânico total.

A CEN/TS 16295 (Plastics – Determination of bio-based carbon content / Plásticos: Determinação do teor do carbono biogênico) foi publicada pela primeira vez em 15 de Fevereiro de 2012.

Nota: Uma especificação técnica (TS por suas siglas em inglês) é uma norma previa que contém os requisitos técnicos e que, embora seja criada e aprovada por um Comitê Técnico do CEN, não é considerada uma norma europeia (EN por suas siglas em inglês). Uma TS sim pode ser adotada como um padrão nacional. Sua vida é geralmente de dois a três anos. A TS pode-se tornar numa EN, se aprovada em uma Consulta do CEN e em uma votação formal.

Beta Analytic fornece uma análise do teor de carbono de origem biogênica

Beta Analytic, laboratório certificado pela norma ISO/IEC 17025: 2017, apoia à indústria europeia do carbono de origem biogênica fornecendo medições de alta qualidade do teor deste tipo de carbono. 

Com sede em Miami, Florida, Beta Analytic aceita amostras de toda a Europa através do seu escritório de encaminhamento, em Londres, Reino Unido.

Esta empresa não é afiliada com o CEN ou o CEN/TC 249.

Última atualização: Fevereiro de 2021