Perguntas frequentes sobre a análise de conteúdo de base biológica

A norma ASTM D6866 é um padrão desenvolvido especificamente para a determinação de conteúdo de base biológica, como solicitado pelo Departamento da Agricultura dos Estados Unidos, para seu Programa BioPreferred. O método utiliza técnicas de datação por radiocarbono que podem medir a porcentagem exata de um material originário de recursos renováveis.

Nem todos os laboratórios de datação por radiocarbono possuem a mão de obra necessária para oferecer resultados rápidos, ou a experiência técnica para realizar a análise segundo a ASTM D6866. O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos e outras organizações encorajam enfaticamente o emprego de laboratórios comerciais de datação por radiocarbono que sejam acreditados pelo ISO/IEC 17025:2005.

A norma ASTM D6866-16 permite o uso do termo “de base biológica” apenas para resultados que representem o carbono renovável total em relação ao carbono orgânico total (TOC). Para os materiais que contêm carbono inorgânico (como o CaCO3), o carbonato é removido da amostra antes da análise, de forma que o resultado represente a porcentagem do carbono de base biológica como fração do TOC.

Outros métodos analíticos de padronização, como o EN 16440 e o ISO 16620-2, permitem que o termo “de base biológica” seja relatado como fração do carbono total (TC). Isso significa que se a amostra contém carbono inorgânico, como um carbonato, ele será incluso na medição. Como alternativa, a ASTM D6866-16 requer que os resultados que incluam carbono inorgânico utilizem o termo “biogênico”; assim, segundo a ASTM D6866-16, os resultados de carbono renovável em relação ao carbono total (TC) são relatados como “% de carbono biogênico”.

A escolha do formato do relatório deverá basear-se em fatores como a terminologia desejada, a localização geográfica do mercado alvo e a certificação ou esquema de base biológica eleito pelo fabricante por sua participação.

Dependendo da norma escolhida, o conteúdo de carbono de base biológica de um produto pode dizer a razão do carbono de base biológica (carbono orgânico ou carbono de fontes renováveis) relativa ao carbono orgânico total (TOC) ou ao carbono total (TC) presente no produto. Esse valor é absoluto e não depende da quantidade de material sendo analisado. Por outro lado, a biomassa por peso diz a fração do produto que é de biomassa. Essa porcentagem depende da quantidade de material enviada para análise, e não tem influência sobre o conteúdo de base biológica de um produto.

O Beta Analytic fornece apenas resultados de conteúdo de carbono de base biológica, e não de biomassa por peso.

Recomendamos 1-10 cc para fluidos não combustíveis, 100-200 microlitros para fluidos combustíveis, 20-50 cc para fluidos com um teor de água de 90%, e 0,5-25 gramas para amostras sólidas.

Não exigimos recipientes específicos para as amostras. Os sólidos podem ser colocados dentro de qualquer tipo de recipiente; os pós deverão ser enviados em recipientes bem fechados, especialmente quando mais de uma amostra é enviada. Os líquidos deverão ser enviados em recipientes que possam ser fechados hermeticamente. Você poderá utilizar frascos com tampa de pressão, ou os frascos disponíveis neste site.

recommended containers for samples sent for ASTM D6866 testing

Sim. Por favor envie suas amostras para o nosso escritório em Londres.

Beta Analytic Limited
London BioScience Innovation Centre
2 Royal College Street
London NW10NH
United Kingdom

As amostras deverão ser enviadas diretamente para os Estados Unidos caso sejam designadas como perigosas pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association). É muito importante que você nos avise antes de enviar amostras perigosas, para que possamos lhe fornecer as instruções corretas e endereço para envio.

Amostras provindas de países asiáticos, exceto pelo Japão ou China, deverão ser enviadas para a nossa sede nos Estados Unidos.

Beta Analytic Inc.
4985 SW 74 Court
Miami, Florida 33155
USA

Amostras saindo da China deverão ser enviadas para este endereço:

Beta Analytic Inc.
5/F South Block Tower C, Raycom InfoTech Park
No.2 KeXueYuan South Road, Haidian District,
Beijing 100190
China

Amostras do Japão deverão ser enviadas para o nosso agente:

Chikyu Kagaku Kenkyusho Corp.
1-608 Ueda-Honmachi
Tenpaku-ku
Nagoya 468-0007
Japan